Água mineral, uma alternativa importante no alívio da sede e no resfriamento do corpo durante as temperaturas sufocantes do verão, também traz muitos benefícios à saúde. A nutricionista Şengül Sangu Talak enfatizou que alguns pontos devem ser levados em consideração no consumo de água mineral, observando: “Como a água mineral contém um alto nível de sal, ela deve ser consumida em quantidades limitadas por pacientes com hipertensão, doença renal e mulheres grávidas. de acordo com a condição da pessoa. Indivíduos saudáveis não devem consumir mais de dois copos de água mineral por dia “. Talak abordou 10 benefícios da água mineral e sua diferença da água com gás, que muitas vezes são confundidos na sociedade, e trouxe avisos e sugestões importantes.
Potenciador ósseo
O consumo regular de água mineral melhora a saúde óssea e ajuda a prevenir doenças como redução da densidade óssea pós-menopausa (osteoporose) em mulheres. Ele também mantém o desempenho muscular com seu conteúdo de magnésio.
Diminuindo o colesterol ruim
Estudos científicos revelam que a água mineral reduz o colesterol ruim devido ao seu teor de magnésio e potássio.
Promove a digestão
Especialmente após pratos pesados ou quando comemos demais, a água mineral ajuda a digestão, aumentando a secreção de amilase do pâncreas com seu conteúdo de sulfato.
Pele bonita
A água mineral, com seu rico conteúdo mineral, também contribui significativamente para a manutenção da saúde da pele. Hidrata a pele e retarda as rugas.
Bom para reumatismo
A água mineral ajuda a reduzir a inflamação relacionada ao reumatismo e artrite.
Proteção renal
Eletrólitos de bicarbonato, cloreto, potássio e sódio em seu conteúdo evitam a desidratação e garantem a absorção de água. Estudos também mostraram que reduz a concentração de oxalato de cálcio e o risco de cálculos renais.
Reabastece líquidos, eletrólitos
Eletrólitos em fluidos corporais ajudam a regular as funções do coração, nervos e músculos. A água mineral, que se destaca como uma opção saudável para compensar líquidos e eletrólitos perdidos pelo suor nos dias quentes de verão, substitui os minerais perdidos pela transpiração graças ao bicarbonato, cloreto, potássio e sódio em seu conteúdo.
Prevenir cãibras musculares
A água mineral, que oferece importantes benefícios contra a perda de líquidos e eletrólitos durante e após o exercício, especialmente em atletas, ajuda a manter o desempenho, evitando cãibras musculares com seu teor de magnésio.
Combate a pressão alta
A água mineral contribui para a regulação da pressão alta, graças ao seu rico teor de magnésio. Um estudo mostrou que um paciente hipertenso que consome um copo de água mineral por dia atinge uma pressão arterial normalizada.
Prevenção do desejo doce
A água mineral aumenta a sensibilidade do hormônio insulina e contribui para o equilíbrio do açúcar no sangue, graças ao seu teor de magnésio.
Água mineral ou água com gás?
A nutricionista Şengül Sangu Talak indicou que a água mineral e a água com gás, que são frequentemente confundidas na vida cotidiana, são realmente bebidas diferentes, acrescentando que o último é formado pela adição de dióxido de carbono e sódio a qualquer água potável. Enquanto a água com gás não contém minerais ricos, exceto o sódio, a água mineral é extraída de várias camadas do subsolo, espontaneamente ou por outros métodos apropriados, e possui um padrão mineral equilibrado, disse ela.
Sublinhando que as bebidas com gás, também chamadas de água com soda, não devem ser consumidas porque podem conter aditivos, corantes e adoçantes artificiais, Talak continuou: “É possível obter uma alternativa refrescante para consumir nos meses de verão, adicionando um sabor natural. por exemplo, suco espremido na hora ou pedaços de frutas frescas, em água mineral, em vez de consumir água com soda, mas a quantidade de suco adicionada aqui deve ser considerada em termos de energia: transformar água mineral sem calorias em uma bebida de alta energia Deveria ser evitado.”